Página inicial > Últimas noticias > Nota de pesar - Prof. Dr. Hélio Scatena Júnior (FAEC/IGE/Unifesspa)

Nota de pesar - Prof. Dr. Hélio Scatena Júnior (FAEC/IGE/Unifesspa)

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 11h30
  • Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 11h41

Nota de pesar - Prof. Dr. Hélio Scatena Júnior (FAEC/IGE/Unifesspa)

É com imenso pesar que a Faculdade de Engenharia Civil (FAEC) e o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) comunicam a toda comunidade acadêmica o falecimento do Prof. Dr. Hélio Scatena Júnior.

Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Química (Físico-Química) pela USP e pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano. Atuou como Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até se aposentar em 2007.

Em 2017, iniciou seu trabalho voluntário como docente da Faculdade de Engenharia Civil (FAEC) e o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) tendo contribuído ministrando disciplinas, orientando e desenvolvendo projetos.

Em dezembro de 2021, a pedido da Faculdade e do Instituto, foi emitida a Portaria n. 1594/2021 em que o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) concede "menção de ELOGIO ao Professor do Magistério Superior - Voluntário, HÉLIO SCATENA JÚNIOR, como forma de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas junto à Faculdade de Engenharia Civil e Instituto de Geociências e Engenharias".

De acordo com a manifestação da Faculdade:

A inestimável colaboração do professor Hélio estende-se desde o trabalho em sala, atuando em componentes curriculares do ciclo básico das engenharias (sempre preocupado em retificar a defasagem recorrente nos discentes ingressantes) até as ações em projetos de pesquisa desenvolvidos e que são fundamentais para o estabelecimento contínuo da Faculdade de Engenharia Civil como uma subunidade de excelência desta Universidade.

A dedicação do professor Hélio serve de inspiração para que docentes, em qualquer estágio da carreira, busquem a melhoria contínua em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que impacta diretamente na consolidação da Universidade pública como um elemento transformador de vidas! Proporcionando aos nossos discentes a possibilidade de alçarem vôos cada vez mais altos!

Para além da sua brilhante carreira profissional, o Prof. Hélio era um ser humano incrível e inspirador.Nesse momento de profunda dor, desejamos os nossos mais sinceros pêsames à sua esposa, Socorro Pereira da Silva, aos filhos, parentes, amigos e alunos.

Prof. Hélio, Presente!

Saymon Henrique Santos Santana

Mila Correa Sampaio

Faculdade de Engenharia Civil (FAEC)