Página inicial > Últimas noticias > Nota de agradecimento ao Prof. Dr. Franco Jefferds dos Santos Silva

Nota de agradecimento ao Prof. Dr. Franco Jefferds dos Santos Silva

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 10h05
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 10h47

Nesta sexta-feira, 22/09, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Conjunta n.° 307/2023 do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Defesa que redistribuiu o Prof. Dr. Franco Jefferds dos Santos Silva da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Orgulhosamente maranhense, e com fortes laços com Marabá, como sempre faz questão de destacar, o Prof. Franco graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e fez Mestrado e Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

O Prof. Franco ingressou na Unifesspa em 1 de julho de 2014 como Professor do Magistério Superior do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Foi o primeiro Coordenador do curso de Engenharia Mecânica e vice-Diretor da Faculdade de Engenharia Materiais (FEMAT). Teve um papel decisivo na implantação do curso de Engenharia Mecânica, tendo encabeçado a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de projetos importantes como a Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica (SAEM) e do Laboratório de Análise, Projeto, Simulações e Engenharia (APSE).

Foi ainda o primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Orientou a primeira dissertação do Profnit no Ponto Focal da Unifesspa, que culminou com a Política de Inovação da Instituição, aprovada pelo egrégio Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), durante sessão no dia 27 de outubro de 2021, a Política de Inovação da Unifesspa (Resolução n° 562/2021) regulamenta os direitos e obrigações relativos à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI&TT). Essa regulamentação está alinhada ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e aborda direcionamentos importantes para a instituição e a comunidade, pois busca colaborar com políticas regionais, movimentos sociais, população tradicional e outros produtores de conhecimento.

Na Administração Superior da Unifesspa ocupou a Chefia da Divisão de Inovação Tecnológica, a Diretoria de Pesquisa e em diversas ocasiões a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). Ao longo desses 9 anos coordenou diversos projetos importantes para a Universidade, orientou estudantes na graduação e na pós-graduação. Ajudou a formar os (as) primeiros (as) Engenheiros (as) Mecânicos (as) da Unifesspa.

Temos a absoluta certeza de que temos um grande parceiro e amigo do IGE e da Unifesspa no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Desejamos muito sucesso e muitas felicidades ao Prof. Franco, à sua esposa, a Sra. Rusy Braga e às suas filhas Júlia e Geovana nesta nova etapa de suas jornadas em São José dos Campos/SP e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Para nós, foi um grande presente trabalhar, aprender e conviver com você!

Um grande abraço e contem sempre com a gente.

José Elisandro de Andrade

Valdez Aragão de Almeida Filho

Direção do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE)