Página inicial > Últimas noticias > Nota de agradecimento ao Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida

Nota de agradecimento ao Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida

• Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 15h02
  • Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 15h33

Nota de agradecimento ao Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida

Nesta segunda-feira, 21/08, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria n.° 168/2023 do Ministério da Educação (MEC) que redistribui o Prof. Dr. José de Arimatéia Costa de Almeida da Faculdade de Geologia (FAGEO) do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para a Universidade Federal do Pará (UFPA). O Prof. Ari, como é carinhosamente conhecido por todos e todas, ingressou em 23  de julho de 2009 como Professor do Magistério Superior do curso de Geologia do Campus de Marabá (CAMAR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Grande conhecedor da Geologia na/da Amazônia, é Doutor pelo Programa de Pós-  graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA, um dos programas de excelência no Brasil, e foi laureado com o Prêmio  de melhor Tese de Doutorado - Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.

Com a criação da Unifesspa em 2013, o Prof. Ari assumiu em dezembro daquele ano a Direção Adjunta do Instituto de  Geociências e Engenharias (IGE) com o desafio de liderar junto com o Prof. Dr. Elias Fagury Neto a implementação de 5  (cinco) novas Engenharias no Instituto, que passou entre outras ações pela elaboração dos Projetos Pedagógicos dos  Cursos (PPC), organização de concursos para Professor do Magistério Superior, bem como a ampliação da estrutura física  e da força de trabalho do IGE.

Em 2016, assumiu a Direção-Geral do Instituto, e durante a sua gestão com o Prof. Dr. Adriano ALves Rabelo foram  realizadas as avaliações exitosas de reconhecimento dos novos cursos, a implementação do Programa de Pós-Graduação  em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) e aprovação pela Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses (PPGCF).  Em 2016, compôs a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC) à Reitoria para a quadriênio 2016-2020.

Ao longo desses desses 14 anos coordenou diversos projetos de pesquisa, orienou dezenas de estudantes na  especialização, graduação e iniciação científica além de ter publicado diversos artigos e trabalhos em congressos de grande relevo. Ajudou a formar dezenas de Geólogos e Geólogas pela Faculdade de Geologia (FAGEO), tendo sido responsável  por diversas disciplinas, atividades de campo, orientações de estágio e trabalhos de conclusão de curso.

Mais do que um excelente profissional, o Prof. Ari é um grande ser humano, leal e parceiro, seja para organizar as partidas de futebol do Instituto, seja para ouvir de forma atenta e serena as inqueitações de quem o procura. Temos a absoluta certeza que temos um grande parceiro e amigo do IGE e da Unifesspa no Instituto de Geociências (IG) da UFPA para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Desejamos muito sucesso e muitas felicidades ao Prof. Ari, à sua esposa a Sra. Ângela e aos seus filhos Gabriel, Matheus e Helena nessa nova etapa de suas jornadas em Belém do Pará e na UFPA. Para nós, foi um grande presente trabalhar e conviver com você!

Um abraço fraterno.