Página inicial > Últimas noticias > IGE recebe materiais permanentes de laboratório adquiridos com recursos provenientes de ressarcimento de projetos

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 11h18
  • Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 11h18

entrega materiais dialpA Unifesspa, por meio da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio/Proad, realizou a entrega de diversos equipamentos de laboratório, além de outros bens móveis permanentes, ao Instituto de Engenharia e Geociências (IGE). O ato de entrega contou com presença da pró-reitora de Administração (Proad), Marcele Castro, do chefe da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio (DIALP), Luciene Neres, coordenador de patrimônio/DIALP, Ademar da Luz Filho, diretor do IGE, José Elisandro de Andrade, diretor-adjunto, Valdez Aragão.

Também prestigiaram os diretores da Faculdade de Engenharia Elétrica (FAEEL), Diorge Lima, da Faculdade de Engenharia da Computação (FEC), Elton Rafael Alves, da Faculdade de Engenharia de Materiais (FEMAT), Gustavo Figueira, diretor da Faculdade de Engenharia Civil (FAEC), Saymon Santana, da Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente (FEMMA), Suélen Maria de Amorim, além do coordenador administrativo/IGE, Leonardo Barroso e da subcoordenadoria de Gestão de Pessoas/IGE, Gleides Lopes.

“Apesar de fazer parte da rotina de atividades da Divisão, esse tipo de ação é sempre motivo de celebração, tanto para equipe da DIALP, que por meio de três servidores lotados e um terceirizado, realiza atividades complexas e inerentes ao recebimento dos bens da Unifesspa, as quais perpassam pelo contato com fornecedor e vão até a entrega final à unidade demandante. Assim como também para a unidade que recebe os bens, pois significa a concretização de todo um esforço para viabilizar a aquisição, com etapas conhecidas da comunidade acadêmica: disponibilidade orçamentária, planejamento da licitação, empenho e o tombamento”, explica a chefe Luciana Neres.

Conforme o rito de aquisições, após entrega no Almoxarifado da Unifesspa, os equipamentos foram submetidos à conferência e testes para verificar o atendimento das especificações técnicas estabelecidas no Termo de Referência da licitação, etapa em que a Dialp contou com o auxílio de Professores (as) e Técnicos (as) da área de Laboratórios do IGE. Em seguida, os bens foram incorporados à carga patrimonial da Unifesspa e entregues aos locais indicados pelo Instituto para o uso devido. Semelhante às compras do consumidor comum, os bens adquiridos pelo poder público, classificados como material permanente - aqueles que possuem durabilidade superior a dois anos - independente da finalidade, devem apresentar garantia, para acionamento em caso de possíveis defeitos de fabricação.

A pró-reitora de Administração, Marcele Castro, ressalta que a entrega destes equipamentos, que foi realizada também em outros institutos no corrente exercício, à exemplo do ICH, IEDAR, representa um árduo esforço por parte de todos os envolvidos, na missão de manter a universidade viva em meio a tantas dificuldades orçamentárias.

entrega materiais dialp Além dos equipamentos de laboratório, foram entregues outros bens: smartTV, bebedouro, cafeteira e cadeira giratória. Foram, ainda, entregues 120 mesas modulares para coworking, que formam um conjunto sextavado em círculo, o que flexibiliza a utilização em treinamentos, trabalhos em grupo, dupla ou individual. A aquisição faz parte de uma estratégia do Instituto, que visa implementar metodologias ativas nos cursos de graduação, de modo a facilitar a interação entre discentes e docentes, com ganhos ao processo de ensino.

O diretor-geral do IGE, prof. José Elisandro, agradeceu o empenho de toda a equipe do Instituto e da Administração Superior que tornaram possível a aquisição dos itens, mesmo com as adversidades. “A congregação do Instituto, a partir da proposta da direção do IGE, tomou a decisão estratégica de alocar os recursos provenientes do ressarcimento dos convênios com a Prefeitura de Canaã dos Carajás para a aquisição de equipamentos dos laboratórios de uso comum a todos os cursos do Instituto e que há alguns anos não recebiam investimento. São eles: Física Experimental, Química Geral e Inorgânica e Informática”, disse.

De acordo com o diretor-adjunto do IGE, prof. Valdez Aragão, “o apoio da administração superior da Unifesspa foi fundamental para aquisição das mesas modulares para coworking que serão utilizadas para implementação de salas de aula de metodologias ativas que são fatores importantes para a melhoria da aprendizagem conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação e para a avaliação dos cursos de graduação como indicam os Instrumentos de Avaliação de cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira”.

A Dialp, reforça que toda a comunidade acadêmica é responsável por fiscalizar o uso correto e adequado do patrimônio móvel da Unifesspa, e que esses bens são essenciais ao cumprimento da missão da instituição enquanto principal responsável pela oferta de ensino superior no Sul e Sudeste do Pará. Nesse sentido, Ademar Filho, Coordenador de Patrimônio, afirma que “a equipe de Almoxarifado e Patrimônio está sempre à disposição para orientar e prestar um trabalho de qualidade no tocante a gestão de patrimônio”.