Página inicial > Últimas noticias > Nota de esclarecimento sobre o Trote

Nota de esclarecimento sobre o Trote

• Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 11h18
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 11h22
À Comunidade do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE),

A Direção do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) esclarece à comunidade universitária e à população em geral acerca da realização de trote no Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Anualmente a Administração Superior da Unifesspa, Direções dos Institutos e Faculdades, Coordenações de curso de graduação, Centros Acadêmicos, Empresas Juniores e Associações Atléticas Universitárias organizam a programação de boas-vindas aos (às) calouros (as) com o objetivo de recepcionar os estudantes ingressantes e colaborar com a integração desses com a comunidade acadêmica através de atividades educativas e culturais, apresentar a estrutura e serviços da Unifesspa, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias e contribuir para a compreensão da Unifesspa como um espaço de diversidade que constrói conhecimento de excelência e produz transformação social. Este ano, a IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros ocorreu de 11 a 15 de julho e contou com apresentações institucionais e culturais, palestras, oficinas, entrega dos kits dos (as) calouros (as), visitas às instalações do campus etc.

Solicitamos atenção de toda a comunidade a respeito das orientações aos (às) estudantes com relação aos trotes no Instituto; este pedido se faz em razão da necessidade de evitar práticas violentas e/ou constrangedoras aos (às) calouros (as). Sugerimos que sejam incentivadas ações solidárias como plantio de árvores, coleta de alimentos para distribuição em entidades assistenciais, doação de sangue, realização de atividades culturais, dentre outras.

Para inibir práticas violentas e/ou constrangedoras dentro do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) contamos com serviço de vigilância e videomonitoramento 24 h. Além disso, a Unifesspa disponibiliza o serviço de Ouvidoria, por meio do qual podem ser feitas denúncias de ações dentro do campus por parte da comunidade universitária e dos (as) alunos (as) que se sentirem lesados (as).

Caberá à Direção do Instituto tomar as devidas providências punitivas, quando for o caso, como previsto no Regimento Geral. Qualquer ação fora do campus da Universidade responde às Legislações Penal e Civil.

Atenciosamente,

José Elisandro de Andrade - Diretor-Geral