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Regulamento de Utilização dos Equipamentos

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 09h32 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 15h00 | Acessos: 2047

Com intuito de estabelecer o uso racional e democrático do Laboratório Multiusuários de Microanálises em Materiais, o comitê de gestão definiu normas de funcionamento no sentido de maximizar o uso e atender, em especial, a comunidade acadêmica da Unifesspa, cumprindo o seu caráter multiusuário e multidisciplinar. Desse modo, as seguintes regras foram propostas pelo Comitê:

 

1 - É garantido o acesso gratuito a docentes e pesquisadores à infraestrutura do LMMM para avaliação de aplicabilidades das técnicas disponíveis;

2 - O usuário deverá ter conhecimento e obedecer as Normas de Segurança constantes no Manual de Segurança que estará disponível no site do LMMM.

3 - A utilização do equipamento sem autorização prévia do responsável é expressamente proibida

4 - É proibido o acesso e permanência de pessoas estranhas no Laboratório, sendo permitido somente nos casos de serviço de manutenção e limpeza. Os visitantes somente poderão ter acesso e permanência nas dependências quando acompanhados por membro do Comitê ou da equipe técnica do Laboratório

5 - Os equipamentos do LMMM serão operados pela equipe técnica do Laboratório, com objetivo de maximizar a utilização do equipamento e garantir sua integridade. A primeira sessão deverá ser preferencialmente acompanhada pelo pesquisador principal/orientador, para adequada definição de objetivos e procedimentos de análise; as sessões subsequentes poderão ser acompanhadas pelos respectivos interessados (aluno, docente, pesquisador), com prévio agendamento através de formulário específico no site do Laboratório.

6 - A eventual utilização direta (operação) de equipamentos por pesquisadores, docentes ou colaboradores externos, está sujeita a uma avaliação prévia de sua qualificação, devendo os mesmos seguir os procedimentos operacionais definidos pelo comitê gestor. Os custos de reparo de eventuais danos causados pelo operador em desobediência aos procedimentos internos serão de encargo do usuário (pesquisador/docente/colaborador externo)

7 - É de inteira responsabilidade do interessado providenciar a adequação de suas amostras, bem como de eventuais preparações específicas (corte, embutimento, polimento, etc). As amostras para microanálise quantitativa ao MEV / EDS devem ser previamente polidas sendo preparadas em seções delgadas e/ou polidas. Opcionalmente, as seções polidas poderão ser preparadas pelo LCT, sendo os respectivos custos de responsabilidade do usuário.

8 - A utilização dos equipamentos de MEV (bancada ou convencional) deverá ser autorizada pelo comitê após análise dos objetivos do trabalho e nas características do material a ser analisado, quando o pesquisador não possuir recursos de projetos ou outras fontes como contrapartida.

9 - E de responsabilidade do usuário conhecer minimamente o material a ser processado, não sendo de responsabilidade do LMMM a conduta inapropriada do procedimento inicial de preparação das amostras.

10 - O preparo para a análise ao MEV, incluindo montagem no suporte e eventual cobertura da amostra por película de material condutor – C / Au / Pt, será realizada preferencialmente pela equipe técnica do LMMM, desse modo as amostras deverão ser enviadas com antecedência de 48 horas.

11 - Não é de responsabilidade do laboratório a interpretação dos resultados.

12 - As amostras e as imagens permanecerão em arquivo por até 30 (trinta) dias após o envio dos resultados; caso não sejam retiradas pelo usuário, as mesmas serão descartadas sem prévio aviso após este período; assim como arquivos com resultados de análises térmicas.

13 – O LMMM não será responsável pela guarda, estocagem ou controle de consumo dos reagentes pessoais de cada pesquisador

14 - Os trabalhos publicados que utilizaram os dados gerados no LMMM deverão fazer menção ao laboratório nos “Agradecimentos” especificando as técnicas empregadas.

 

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